Unidade didática para formação docente acerca de conjuntos

Produto educacional
por José Gonçalves Teixeira Júnior
Publicado: 26/09/2024 - 13:30
Última modificação: 26/09/2024 - 13:30
Ano da defesa: 
2018
Orientador(es): 

Acreditando no potencial do docente e na premissa de que ele tem nas mãos o poder de efetuar mudanças significativas em questões sociais e culturais por meio da educação, pois a matéria-prima de seu trabalho são os alunos, as quais envolvem cognitude, afetividade que podem ser motivadas e incentivadas na construção do conhecimento. Como educadores e pesquisadores, colocamo-nos em um processo reflexivo sobre os princípios educacionais e a necessidade de ressignificá-los. Assim, esta unidade didática objetiva sugerir aos docentes mais estudos sobre conjuntos, e opções envolvendo perspectivas metodológicas de resolução de problemas articuladas ao conteúdo de conjuntos numéricos, utilizando material que poderá ser potencialmente significativo para o ensino da Matemática. A referida unidade didática perpassará as seguintes etapas: 1) Percepções sobre resolução de problemas; 2) Concepções sobre conjuntos; 3) Representações de conjuntos e, 4) Operações com conjuntos e intervalos. Pensando nas operações com conjuntos, suas articulações com as representações por meio de diagrama e seu contexto histórico, sugerem-se as Curiosidades sobre o Diagrama de Venn Euler. A última parte exibe a proposta Ler para interpretar, escrever e resolver problemas. Diante das complexas competências para resolver problemas em Matemática, elegemos as habilidades de ler, interpretar, escrever e resolver problemas como aquelas que compõem para seu aperfeiçoamento. Nesse sentido, propõem-se diversos tipos de problemas que podem ser utilizados nas aulas de Matemática. Destacamos os problemas convencionais e não convencionais, sob um olhar investigativo, como forma de promover o desenvolvimento do pensamento crítico. Este produto sugere um trabalho de formação docente articulado com o professor da Educação Básica, visando o desenvolvimento de habilidades, no sentido de despertar a interação de ambos. As situações-problema apresentadas nesta unidade didática oportunizarão ao professor formador o processo mediacional nas ações do grupo. Isto poderá acontecer quando for incentivada a leitura, a formação de conceitos, a escrita, a interpretação, as discussões, a coleta de dados, a seleção de informações relevantes, o trabalho em equipe, a busca de estratégias de resolução, as hipotetizações e as ações para finalizar resultados. Assim, espera-se que este material possa subsidiar o docente em suas práticas e criar possibilidades de enriquecer ainda mais suas aulas.