Processos Seletivos
Processo seletivo: orientações
Publicado: 30/01/2017 - 15:45
Última modificação: 16/02/2024 - 15:46
Anualmente o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática realiza inscrições para o processo seletivo, de acordo com edital próprio de cada processo e divulgado nesta página web. As datas de inscrição, provas e matrículas dos ingressantes são divulgadas nos editais e estão de acordo com o Calendário Acadêmico da Pós-graduação.
As vagas destinam-se aos egressos de cursos de graduação de longa duração (graduação plena) reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), em Biologia, Física, Matemática ou Química, bem como aos portadores de diploma universitário de duração plena em outras áreas, que comprovem conhecimentos nas áreas de Física, Biologia, Química ou Matemática, por meio do exercício docente em alguma dessas áreas em escola pública ou privada e aos profissionais que atuem em contextos não formais ou informais de ensino.
As vagas disponíveis são para a área de concentração Ensino de Ciências e Matemáca e para as linhas de pesquisa do PPGECM, a saber: a) Formação de Professores em Ciências e Matemática e b) Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática. Não serão admitidas inscrições de egressos de curso de curta duração, sequencial e assemelhados e só serão admidos tecnólogos graduados em nível superior, em cursos com duração de, pelo menos, quatro anos.
Recomenda-se a leitura cuidadosa do edital específico para processo seletivo.
Para a inscrição do candidato ao PPGECM, deverá ser apresentada a seguinte documentação:
O primeiro arquivo PDF para inscrição deve incluir cópia simples e legível de:
- Requerimento, em formulário próprio, solicitando a inscrição, disponível no endereço eletrônico do PPGECM;
- Certificado de Proficiência em língua estrangeira, quando houver
- Certificado de Proficiência em língua portuguesa, se estrangeiro não lusófono;
- Diploma de graduação (frente e verso e sem cortes), atestado ou certidão de conclusão do curso de graduação emitida pelo órgão competente;
- Em caso de não conclusão do curso, declaração emitida pela Instituição de Ensino de origem de que até o dia anterior à matrícula no programa terá concluído o curso e colado grau oficialmente;
- Histórico escolar do curso de graduação;
- Registro civil (certidão de nascimento ou casamento)
- Documento de identidade;
- Comprovante de quitação eleitoral;;
- Comprovante de Situação Cadastral no CPF;
- Certificado de reservista, se do sexo masculino;
O segundo arquivo PDF para inscrição deve incluir cópia atualizada do currículo Lattes do candidato, juntamente a tabela de pontuação (ver Anexo II do presente edital) devidamente preenchida, assinada e datada, seguido da cópia dos respectivos documentos comprobatórios.
O terceiro arquivo PDF para inscrição deve ser o pré-projeto que deverá seguir obrigatoriamente o modelo constante do Anexo III do edital.
Observação: Em hipótese alguma o/a candidato/a pode se identificar no pré-projeto de pesquisa. Consideram-se quebra de anonimato (identificação), dentre outras: marcas de revisão presentes no texto (citação de nome do autor do pré-projeto, menções ao nome de orientadores de iniciação científica, trabalho de conclusão de curso, monografia, participação em grupos de pesquisa, referência a artigos em autoria ou em coautoria, vinculação profissional atual e anteriores).