Uma proposta de sequência didática para estudantes com deficiência intelectual no ensino de Ciências
Publicado: 26/09/2024 - 10:44
Última modificação: 26/09/2024 - 10:44
O produto educacional apresentado neste trabalho foi elaborado a partir da dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade Federal de Uberlândia, intitulada: A experimentação como estratégia didática no ensino de ciências para estudantes com deficiência intelectual. A dissertação foi defendida no ano de 2024 e foi planejada com o objetivo de apresentar o processo de aplicabilidade de uma Sequência Didática (SD) por meio da experimentação investigativa no ensino de Ciências da Natureza, a partir de uma pesquisa-ação com oito estudantes com deficiência intelectual (DI) do ensino fundamental (séries finais). Como objetivos específicos desta pesquisa, buscamos elaborar uma SD sobre o tema Misturas e Separação de Misturas, bem como a produção de um produto didático sobre o tema Misturas e Separação de Misturas para estudantes com DI na educação básica. O produto destina-se aos profissionais da Educação Básica e tem como objetivo auxiliar esses docentes na prática da educação inclusiva, no sentido de oferecer ferramentas didáticas para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da Educação Especial (EE). O produto apresenta em sua estrutura: apresentação ao leitor, breve explanação sobre SD, metodologia da pesquisa e encaminhamento para as aulas da SD. Cabe ressaltar que, este produto didático é oriundo da prática profissional desta pesquisadora, enquanto mestranda e professora da EE, e foi aplicado em contexto educacional na escola em que a pesquisadora atua como professora, e para os estudantes atendidos pela mesma no Atendimento Educacional Especializado AEE.