Teatro Fórum: Roteiro de uma proposta na Educação de Jovens e Adultos
Publicado: 26/09/2024 - 09:05
Última modificação: 26/09/2024 - 09:05
Inúmeros são os desafios encontrados na educação, principalmente quanto à Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde predominam o baixo rendimento e a elevada evasão escolar. Neste contexto, o docente enfrenta o desafio de construir práticas que propiciem aos estudantes um maior envolvimento com a disciplina e, ao mesmo tempo, uma visão mais crítica da realidade. A proposta deste trabalho está em conformidade com a pedagogia de Paulo Freire (2009), a qual contribui de forma inovadora ao trazer os temas geradores como método de desalienação e aprendizado à educação. Ainda, a presente pesquisa está de acordo com a proposta de Augusto Boal (2005), que se fundamenta no caráter social transformador libertador e apresenta a metodologia do “Teatro do Oprimido”, que desenvolve um método cênico pedagógico. As duas obras apresentam um posicionamento ético-político de transformação social, pelo viés da educação e da cultura. Assim, considera-se pertinente um estudo que evidencie as aproximações destes dois campos de atuação, buscando-se os temas geradores mediante o Teatro-fórum. O objetivo da pesquisa foi desenvolver uma proposta para o ensino da EJA por meio do Teatro-fórum de Augusto Boal (2005) a fim de extrair o tema gerador de Paulo Freire (2009). Neste trabalho foram abordados alguns dos aspectos sobre como o Teatro-fórum auxilia na definição do tema gerador, além de abrir possibilidades de construir uma visão da realidade escolar, compreender o lado pessoal de cada estudante, e o contexto no qual ele está inserido, com o propósito de encontrar soluções viáveis para uma melhor aprendizagem e um melhor rendimento escolar. A realização do projeto ocorreu em cinco momentos: a primeira foi uma roda de conversa; a segunda, a aplicação de um questionário socioeconômico; a terceira, sugestões de temas para o roteiro da peça; a quarta, a execução da peça do Teatro-fórum, que foi gravada em vídeo; a quinta, uma roda de conversa para analisar criticamente a extração do tema gerador. O vídeo da peça, juntamente com um guia instrutivo, é o produto educacional do trabalho, o qual intitula se: Teatro Fórum: Roteiro de uma proposta na Educação de Jovens e Adultos. O resultado associou o Teatro Fórum na definição do tema gerador, extraído da comunidade estudantil em questão, com intuito de promover um ensino mais significativo e de maior relevância aos estudantes.