Sinalário em Libras para equipamentos laboratoriais utilizados no ensino tecnológico na área de produção de açúcar e álcool
Publicado: 11/02/2023 - 09:43
Última modificação: 11/02/2023 - 09:43
A motivação para a construção do Glossário de Terminologias em Libras para Equipamentos Laboratoriais Utilizados na Área Tecnológica de Produção de Açúcar e Álcool, inicia com as experiências acadêmicas como estudante da área de Química, em especial aquelas propiciadas durante a realização do curso de Licenciatura em Química, durante os anos de 2012 e 2017. Durante o ano de 2016 a instituição de origem, o Instituto Federal de Goiás-Câmpus Itumbiara, possibilitou a participação em um curso de extensão para formação básica de Intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) que teve a duração de 160 horas. Em 2018 a mesma instituição deu continuidade ao curso de extensão com foco à formação intermediária para Intérpretes de Libras, com duração de 160 horas. Além da experiência e conhecimento sobre a Língua de Sinais, o contato com professores e estudantes surdos deu início a curiosidade sobre como funciona a comunidade surda, quais dificuldades este público enfrenta para o acesso ao conhecimento científico, mais especificamente à área de Química, que era a principal área de interesse até o momento devido à formação inicial como professor. As discussões com os profissionais ministrantes dos cursos de formação em Libras, bem como com os estudantes participantes favoreceu a elaboração de pressupostos sobre a ausência de sinais para as áreas de formação de cada profissional. Por existirem muitos estudantes advindos do curso de Química a observação sobre a complexidade de compreensão dos conteúdos dessa ciência pelos surdos, além da falta de conhecimentos sobre os sinais que já existem se tornaram foco de estudo como proposta de pesquisa e publicação de materiais auxiliares voltados para estudantes surdos que convivem com laboratórios de Química. A especificidade de desenvolver um glossário para equipamentos relacionados a Produção de Açúcar e Álcool, se deu a partir das experiências do pesquisador/professor cursos na área tecnológica de Produção de Açúcar e Álcool, quanto em ambientes escolares e também industriais. Essa experiência se inicia a partir do contato do pesquisador/professor com uma pessoa surda no laboratório de Açúcar e Álcool, que levaram a observar as dificuldades da mesma, com relação a comunicação associada aos equipamentos do mesmo, dificuldade essa também observada através do contato com alunos surdos no Curso