Sequência didática para abordagem das tipologias da educação ambiental no ensino médio
Publicado: 25/09/2024 - 19:49
Última modificação: 25/09/2024 - 19:49
Esta sequência didática é o produto educacional da dissertação de mestrado “Sequência didática para abordagem das tipologias da educação ambiental no ensino médio”, defendida em agosto de 2023, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, sob orientação do Prof. Dr. Melchior José Tavares Júnior. O objetivo desta é auxiliar o(a) professor(a) de Biologia quando o(a) mesmo(a) for abordar a temática da educação ambiental no ensino médio. As atividades sugeridas nesta sequência didática podem ser substituídas por outras, de acordo com as características de cada escola, sua localidade e o perfil da turma. O produto está organizado em um texto base sobre educação ambiental. Na sequência, são apresentadas quatro propostas de aulas: conhecendo as tipologias da educação ambiental; aplicando o conhecimento sobre as tipologias da educação ambiental; identificação das tipologias da educação ambiental pelos alunos e, como identificar as tipologias. Esperamos que as sugestões aqui apresentadas, formuladas a partir de nossa própria experiência docente possam ser úteis para o ensino da educação ambiental.