O ensino de Química para surdos: produção de planos de aula especializado para turmas inclusivas

Produto educacional
por José Gonçalves Teixeira Júnior
Publicado: 26/09/2024 - 11:12
Última modificação: 26/09/2024 - 11:12
Ano da defesa: 
2018
Orientador(es): 

O Plano de Aula Especializado (PAE), nasce da necessidade de que os alunos surdos sejam igualmente vistos pelos professores. Ao mesmo tempo, turmas que contem alunos surdos frequentemente são taxadas de turmas onde o desenvolvimento da aula não é o mesmo. Procurando proporcionar aos alunos surdos uma melhor compreensão dos conceitos, aos professores a segurança e tranquilidade de poder trabalhar com alunos surdos e aos intérpretes um maior controle e fluência nas interpretações de cada aula, o PAE procura aproximar os agentes da educação do aluno surdo, fazendo-os trabalhar em conjunto na construção de aulas que sejam melhores não somente para os alunos surdos, mas a todos os alunos de uma forma igual. Neste trabalho haverá um trecho de conceituação do PAE, quais seus principais alicerces teóricos, em conjunto modelos do PAE e as discussões envolvidas na construção dos mesmos. Para a construção dos Modelos estiveram presentes dois professores de química e dois intérpretes, que discutiram entre si as melhores formas de construir apresentar a outros colegas uma outra forma de ensinar.