Manual para construção do protótipo do organismo humano com controle fuzzy

Produto educacional
por José Gonçalves Teixeira Júnior
Publicado: 26/09/2024 - 05:55
Última modificação: 26/09/2024 - 05:55
Ano da defesa: 
2024

Este é o manual para a elaboração de um recurso tecnológico nas aulas de matemática no Ensino Médio e também é um dos produtos educacionais da pesquisa intitulada “ESTUDO FARMACOLÓGICO VIA PROGRESSÃO GEOMÉTRICA E CONJUNTOS FUZZY NO ENSINO MÉDIO”. O manual tem como objetivo auxiliar os professores de matemática em suas aulas sobre o conteúdo de progressão geométrica (PG) por meio das tecnologias digitais e Modelagem Matemática, facilitando a compreensão e resolução pelos estudantes, de problemas relacionados a fenômenos reais. É importante destacar a presença das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) presentes neste manual, em que são associadas a lógica fuzzy, o pensamento computacional e outras habilidades cognitivas. Para tanto, utilizou-se o programa computacional Fuzzy Inference System Professional (FisPro) Disponível em: https://www.fispro.org/en/, desenvolvendo-se um Sistema Baseado em Regras Fuzzy (SBRF), de acordo com o modelo farmacocinético estudado. Com o objetivo de responder a pergunta motivadora da pesquisa: “Como desenvolver e aplicar uma sequência didática via Progressão Geométrica, sobre medicamentos no Ensino Médio, utilizando a lógica fuzzy?”. Uma sequência didática com 12 aulas foi elaborada e aplicada com os estudantes. Inicialmente, os estudantes tiveram contato com a temática sobre o uso indevido de medicamentos e os riscos da intoxicação medicamentosa. A partir de atividades propostas na sequência didática, foram feitas revisões dos conjuntos clássicos, a introdução do conceito de meia-vida a partir da PG, a introdução de um novo conceito, os conjuntos fuzzy, a construção do protótipo de um organismo humano, bem como simulações do risco de intoxicação por medicamentos, utilizando um protótipo (simulador). Essa proposta metodológica foi desenvolvida e pautada nas diretrizes do Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) e alinhada à proposta de trabalho da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).