Malba Tahan e a revista Al-Karismi: diálogos e possibilidades interdisciplinares com a história da educação matemática no ensino fundamental

Produto educacional
por José Gonçalves Teixeira Júnior
Publicado: 29/09/2024 - 16:44
Última modificação: 29/09/2024 - 16:44
Ano da defesa: 
2015

Este produto educacional tem como objetivo contribuir para a contextualização da Matemática e da História da Educação Matemática no processo de ensino e de aprendizagem dessa ciência a partir de propostas didático-pedagógicas inspiradas pelo discurso do professor Júlio César de Mello e Souza, o Malba Tahan na revista Al-Karismi (1946-1951). Ele foi produzido e analisado na dissertação "Malba Tahan e a revista Al-Karismi: diálogos e possibilidades interdisciplinares com a história da educação matemática no ensino fundamental", defendida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, sob orientação da profa. Cristiane Coppe. Na pesquisa, foi realizado um estudo da fonte e um diálogo com as possibilidades didáticas para a prática docente em matemática na Educação Básica, envolvendo a História da Educação Matemática, em uma perspectiva interdisciplinar, e se utilizando dos instrumentos Fichas de trabalho e Relatório-Avaliação com alunos do 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Ituiutaba/MG. O estudo apontou que os estudantes se envolveram mais com a prática do professor, relacionando alguns termos do discurso tahaniano aos conhecimentos construídos em sala de aula. Acredita-se que a proposta colaborou com a construção de um ambiente de investigação propício para o pensar matemático, suas relações com o contexto sociocultural dos estudantes e na utilização da História como recurso que orientou e fomentou a compreensão de conteúdos disciplinares, tangenciando temas interdisciplinares, legitimando a voz dos estudantes como sujeitos nesse processo de ensino e aprendizagem e tornando a matemática divertida, curiosa e prazerosa, bem ao estilo malbatahanico.