Investiga: letramento estatístico crítico
Publicado: 26/09/2024 - 06:18
Última modificação: 26/09/2024 - 06:18
Este e-book é um material de apoio elaborado a partir de uma pesquisa em nível de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. O material visa proporcionar formação continuada a profissionais qualificados para o exercício da prática profissional transformadora de procedimentos no ensino das Ciências ou da Educação Matemática. Principalmente daqueles que buscam se debruçar sobre demandas sociais, organizacionais e profissionais. Intitulada “Letramento estatístico crítico: propostas pedagógicas a partir de dados veiculados nas mídias sociais”, a pesquisa teve como objetivo compreender como propostas pedagógicas, elaboradas por meio de dados veiculados nas mídias sociais, poderiam auxiliar no desenvolvimento do letramento estatístico crítico. Realizamos um estudo com base na perspectiva teórica de letramento estatístico crítico, essa perspectiva aponta que o estudante deve desenvolver, por meio leitura e da escrita, uma reflexão acerca de assuntos presentes na sociedade com o uso da estatística. Adiante, o estudante estará mais preparado para tomadas de decisões para enfrentar injustiças sociais e desigualdades que permeiam suas vidas e pode ser estudada com base em dados estatísticos. Foram elaboradas duas propostas pedagógicas e desenvolvidas com doze estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma instituição pública na qual eu lecionava, de modo extra aula, no ano de 2022. É importante preparar os estudantes para que não somente compreendam o que os dados dizem, mas que realizem uma reflexão crítica. Uma reflexão que os ajudem atuar sobre essas situações, de modo a auxiliá-los em suas tomadas de decisões e seu preparo como cidadão. O e-book está dividido em cinco seções. Esperamos que este material possa auxiliar professores, pesquisadores e leitores acerca da temática de letramento estatístico crítico na implementação em sala de aula de propostas pedagógicas que envolvam os alunos na construção de conhecimentos.