A Importância do PIBID no processo de formação de professores durante o desenvolvimento do subprojeto de matemática em uma escola da rede pública do estado de Minas Gerais

Produto educacional
por José Gonçalves Teixeira Júnior
Publicado: 31/03/2025 - 10:47
Última modificação: 31/03/2025 - 10:47
Ano da defesa: 
2018

Este produto é fruto da dissertação de mestrado intitulado “A Importância do PIBID no processo de formação de professores durante o desenvolvimento do subprojeto de matemática em uma escola da rede pública do estado de Minas Gerais”. O estudo registrado na dissertação foi produzido durante a participação no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática ofertado pela Universidade Federal de Uberlândia, sob a orientação da professor Dr. Arlindo José de Souza Junior. O objetivo do estudo foi verificar quais foram as contribuições do PIBID para a formação dos professores participantes do subprojeto de matemática (licenciandos e professor supervisor) em diferentes momentos de ensino. Para alcançar os objetivos do estudo, abordou-se um pouco da história da Educação Matemática, desde a sua consolidação como uma subárea da matemática e da educação e o seu surgimento no Brasil, com o propósito de discutir sobre o ensino e a aprendizagem de matemática. Tratou-se da formação de professores nas pesquisas, apresentando a formação de professores apoiados em um pensar do que é e como ocorre a formação docente segundo alguns autores, como Nóvoa (2009), Lima (2001), Canário (1998), D’Ambrosio (1996), Perrenoud (2001), Schön (1992), Moretti (2007), Freire (1996), Fiorentini (1999), Imbernón (2006), Moura (2000), Cortella (2000). O estudo foi desenvolvido em uma escola pública estadual da cidade de Uberlândia/MG, com 858 alunos e que oferta do 1º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio, com faixa etária entre 6 e 18 anos, no ano de 2017. Para tanto, contamos com a colaboração de dois professores que supervisionaram o subprojeto na instituição e 5 (cinco) licenciandos. A intenção desse produto é possibilitar à comunidade matemática algumas propostas de ensino que possam contribuir para o desenvolvimento do pensamento matemático, por meio de metodologias pedagógicas diferenciadas como: monitoria aos alunos; oficinas de cubo mágico, construção de jogos digitais, robótica educacional e preparação para OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Espera-se que o estudo e seu produto contribuam tanto para a formação inicial quanto para a continuada de professores de Matemática, especialmente para aqueles que atuam ou atuarão no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da Educação Básica. Por meio do presente estudo, foi possível vivenciar as ações formativas que o PIBID proporcionou a todos os envolvidos, licenciandos, professor supervisor e pesquisadora. As atividades propostas por meio de oficinas pedagógicas oportunizaram aos licenciandos valerem-se de metodologias de ensino não convencionais, diferentes das utilizadas pelos professores regentes das turmas, despertando um maior interesse dos alunos envolvidos.