Guia para professores de Matemática - Saberes etnomatemáticos da Congada: contribuições para uma educação matemática antirracista

Produto educacional
por José Gonçalves Teixeira Júnior
Publicado: 26/09/2024 - 09:56
Última modificação: 26/09/2024 - 09:59
Ano da defesa: 
2024
Orientador(es): 
Este Guia é um produto educacional gerado por meio de uma pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia – PPGECM/UFU. O produto visa contribuir para a implementação da Lei 10.639/2003 que estabelece a obrigatoriedade de abordar o ensino de "história e cultura afro-brasileira e Africana" dentro das disciplinas específicas contidas no currículo. Nesse material é disponibilizado orientações sobre recursos, métodos e procedimentos para que profissionais da educação (professores de Matemática) possam se qualificar e ensinar conteúdos da história da cultura Africana e afro-brasileira junto com conteúdos específicos da Matemática. Intitulada “As Manifestações da Congada e a Educação Matemática Antirracista”, a pesquisa teve como objetivo compreender como a Matemática existente nos instrumentos percussivos do Congado e em outros artefatos poderia auxiliar professores de Matemática no cumprimento da Lei 10.639/03, a ir em busca por uma Educação Matemática Antirracista A pesquisa foi conduzida em três etapas: primeiro investigamos quais são os saberes e os fazeres que emergem das manifestações da congada na cidade de Ituiutaba-MG; depois observamos de forma participativa os encontros, leilões e ensaios dos ternos ao realizar as manifestações; e por último buscamos relações a partir das informações coletadas com estudos do Programa Etnomatemática e de estudos Decoloniais. Para a pesquisa foram utilizadas técnicas do estudo etnográfico. Coletamos dados por meio de entrevistas semiestruturadas e observação participativa. As entrevistas foram realizadas com oito participantes que estão presentes nas manifestações da congada da cidade de Ituiutaba-MG. Todos ocupavam papel de liderança em seus ternos e tinham responsabilidades principalmente de manter viva a história por meio do compartilhamento dos saberes e dos fazeres nas manifestações. Para a análise dos dados, das narrativas e dos artefatos observados, utilizamos a técnica de análise textual discursiva, que contribuiu para identificar saberes matemáticos que emergem durante a organização e as manifestações da congada. A partir dos dados obtidos elaboramos este produto educacional descrito como: Saberes Etnomatemáticos da Congada: Potencialidades ao cumprimento da Lei 10.639/2003. O produto é um Guia que busca auxiliar professores na aplicação de três propostas de ensino desenvolvidas mediante a análise dos dados. Articula-se a temática das manifestações da congada com a Matemática. O material foi dividido em quatro seções. Na parte inicial apresento o contexto da pesquisa desenvolvida pelo autor, sobre os pressupostos das manifestações da Congada como movimento cultural afro-brasileiro e de resistência. Na segunda parte discuto a Lei 10.639/2003 com ênfase nos estudos sobre a implementação e aplicabilidade nas áreas de ensino. Na terceira seção conversamos sobre o contexto e as teorias do Programa Etnomatemática como fundamentação teórica e metodológica e as suas contribuições para o ensino de matemática. Na parte final apresento três propostas de atividades que podem atender aos princípios desta pesquisa. Por último, esse Guia traz os agradecimentos, as referências bibliográficas e um anexo contendo as fichas de registros e as fichas de planejamento para que professores e pesquisadores possam utilizar em suas turmas.