Guia didático de Química

Produto educacional
por José Gonçalves Teixeira Júnior
Publicado: 26/09/2024 - 08:58
Última modificação: 26/09/2024 - 08:58
Ano da defesa: 
2023
Orientador(es): 

A proposta deste guia, que é o produto educacional da dissertação “A Química escolar, via ensino remoto: limites e potencialidades do trabalho docente”, defendida em dezembro de 2023, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, sob orientação do Prof. Dr. Helder Eterno da Silveira é apresentar aos docentes de Química o conteúdo disponível em plataformas conhecidas com a finalidade de causar nos estudantes interesse e maior entendimento na disciplina de Química, que por vez se apresenta de forma tão abstrata. O uso de celulares em aula após a pandemia, normalizou-se. Se antes usávamos para lecionar, respeitando o isolamento, agora o desafio é repensar como tornar esta ferramenta presente dentro das salas, em uma aliada do dia a dia no processo de ensino e aprendizagem em Química. Neste sentido, é proposto aos docentes da educação básica, no qual a Química se faz presente em todas as séries do ensino médio, um levantamento introdutório de vídeos e simulações para o desenvolvimento dos conteúdos, auxiliando na compreensão dos níveis atômicos e moleculares. Por meio das plataformas selecionadas, podemos articular os temas estruturadores do ensino de Química propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais. As plataformas selecionadas no produto educacional são o Youtube, o Phet e a Periodic Table Explorer para o auxílio do trabalho docente, atendendo algumas habilidades da Base Nacional Comum Curricular.