Ensino de Biologia: sequências didáticas com o uso de atividades experimentais
Publicado: 29/09/2024 - 17:23
Última modificação: 29/09/2024 - 17:23
Compartilho com você, neste caderno pedagógico, minha experiência bem sucedida de sequências didáticas com atividades experimentais e fundamentação da metodologia de ensino. Aponto possibilidades, dificuldades e implicações do trabalho com experimentação. Este trabalho aconteceu em uma escola pública, da zona rural de Patos de Minas, MG-Brasil, na qual não existe laboratório de Ciências e usou da dialogicidade e da interação para aproximar o estudante das Ciências Biológicas e favorecer a construção de conhecimentos. Este produto educacional é fruto da dissertação Atividades experimentais: implicações no ensino de biologia, defendida em 2015, sob orientação do prof. Dr. Adevailton Bernardo dos Santos, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UFU). Os temas das aulas práticas e experimentais foram escolhidos em consonância com a teoria sendo embasados no Currículo Básico Comum (CBC) de Biologia do Estado de Minas Gerais. Todas as atividades experimentais foram feitas em sala de aula, pátio ou área externa às salas, uma vez que a escola não possui laboratório de Ciências. Para o desenvolvimento das atividades foram elaborados roteiros, nos quais os estudantes analisaram os resultados, responderam a algumas questões sobre os conceitos trabalhados para análise de concepções espontâneas dos estudantes. Não pretendo aqui ensinar a você lecionar, tão pouco dar receitas prontas. E não tenho todas as respostas para os problemas educacionais, mas trago aqui aquele mesmo desejo que me fez trilhar estes caminhos, o desejo de crescer, de compartilhar.