Crise Hídrica: Como podemos contribuir para a solução?

Produto educacional
por José Gonçalves Teixeira Júnior
Publicado: 25/09/2024 - 19:53
Última modificação: 25/09/2024 - 19:53
Ano da defesa: 
2023

Este produto é fruto da dissertação POSSIBILIDADES DA ABORDAGEM CTSA NA PRÁTICA DOCENTE: ESTUDO DA CRISE HÍDRICA POR MEIO DO SMARTPHONE que foi desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), sob orientação do prof. Dr. Adevailton Bernardo dos Santos e defendida em julho de 2023. Uma sequência didática (SD) sobre a abordagem CTSA, em que os professores podem utilizar para tornar suas aulas contextualizadas com habilidades e valores que o tornaram um cidadão crítico e responsável. O objetivo do produto foi propor sugestões com caminhos para os professores aplicarem de maneira simples e didática em sala de aula para estudantes do ensino médio. A sequência didática “Crise Hídrica: Como podemos contribuir para a solução desse problema?” foi dividida em quatro etapas, sendo elas: Etapa 1 - introduzir o tema social; Etapa 2 - analisar a tecnologia relacionada ao problema; Etapa 3 - analisar o conteúdo relacionado ao tema e Etapa 4 - a discussão social sobre o problema. Cada etapa tem um quantitativo de aulas, sendo cada uma delas com 50 minutos, contando com atividades com leitura e vídeos de reportagens, experimentos virtuais, criação de jogos, júri simulado, debates e exercícios sobre os conteúdos relacionados ao tema. Ao final da SD temos a sugestão de fazer uma Mostra científica do trabalho desenvolvido pelos estudantes.