O tema água no ensino de ciências: uma proposta didático pedagógica elaborada com base nos três momentos pedagógicos

Produto educacional
por José Gonçalves Teixeira Júnior
Publicado: 31/03/2025 - 14:34
Última modificação: 31/03/2025 - 14:34
Ano da defesa: 
2016
Orientador(es): 

O Ensino de Ciências desempenha um papel fundamental na formação de estudantes críticos e conscientes em um mundo cada vez mais influenciado pela Ciência e Tecnologia. Com esse propósito, foi desenvolvida uma Unidade Curricular para o 6º ano do Ensino Fundamental, baseada no Tema Gerador “A Água e o seu Tratamento” e estruturada segundo a dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos. A proposta é composta por sete módulos de ensino, abordando diferentes aspectos do tema e estimulando a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem. Os módulos foram implementados em quatro turmas do 6º ano, totalizando aproximadamente 120 estudantes e distribuídos ao longo de doze horas/aula por turma. Para analisar os impactos da proposta, foram estabelecidas cinco categorias de análise dos conteúdos desenvolvidos com os estudantes. Os resultados evidenciam que a efetividade da prática pedagógica depende do compromisso docente em promover um ensino significativo, que reconheça o estudante como protagonista do processo de aprendizagem. Ao propor atividades que valorizam os conhecimentos prévios e as especificidades de aprendizagem dos estudantes, a Unidade Curricular favorece a construção de uma relação mais reflexiva e consciente com o conhecimento científico, estimulando a percepção da Ciência como parte do cotidiano.