Eletroquímica com foco no descarte de Pilhas e Baterias - sequência didática

Produto educacional
por José Gonçalves Teixeira Júnior
Publicado: 31/03/2025 - 10:28
Última modificação: 31/03/2025 - 10:28
Ano da defesa: 
2018
Orientador(es): 

Para estudar o meio ambiente, faz-se necessário compreender que a interferência dos seres humanos nos ciclos naturais têm provocado sérios desequilíbrios ambientais, permeados pelo crescimento acelerado da população, a concentração nos meios urbanos e o aumento do consumismo. Cabe à escola trabalhar a formação dos educandos, sensibilizando-os quanto a essa problemática que requer ações efetivas na conservação do ambiente em que vivemos. Nesta perspectiva, foi elaborada/desenvolvida uma sequência didática, relacionada ao conteúdo Eletroquímica, contextualizada com o foco no descarte de rejeitos eletroeletrônicos, como pilhas e baterias. Essa contextualização é importante, pois aborda problemas ambientais e de saúde, resultantes de atividades humanas com o descarte dos rejeitos eletroeletrônicos. Neste sentido, o presente trabalho terá enfoque na relação CTS (Ciência – Tecnologia – Sociedade) juntamente com a Educação Ambiental, uma vez que o ensino em CTS busca interagir o conhecimento dos alunos com as problemáticas vividas no seu cotidiano. A Educação Ambiental pode contribuir expressivamente para proporcionar uma postura mais crítica deste aluno em sua formação quanto ao próprio exercício da cidadania. O trabalho pode ser realizado nas escolas, de nível médio, por meio de questionários, leituras, vídeos, debates, pesquisas, aula de campo, atividades práticas e escritas, visando desenvolver medidas direcionadas para estimular reflexões e mudanças de atitudes individuais com ações para compreender e/ou minimizar a problemática da realidade de destruição ambiental. Essa sequência didática tem por finalidade trabalhar a história sobre o lixo eletroeletrônico e seus impactos ocasionados no meio ambiente e na sociedade; realizar estudos e ações voltadas para conscientizar a comunidade escolar sobre a necessidade de dar uma destinação correta às pilhas e baterias usadas, reduzindo a quantidade das mesmas que são lançadas no meio ambiente; dar destinação adequada, através de parcerias (como correios), para as pilhas arrecadadas; conhecer e/ou reconhecer problemas ambientais advindos de atividades humanas, como desequilíbrios ambientais; realizar ações voltadas para criar soluções para reduzir os problemas ambientais. Nesse sentido, apresentamos uma visão mais geral da sequência didática a partir de um resumo de atividades desenvolvidas, evidenciando para cada momento.