Guia Instrucional para aquisição e utilização do Google Classroom
Publicado: 26/09/2024 - 12:10
Última modificação: 26/09/2024 - 12:10
O guia apresentado é fruto da Dissertação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Mestrado Profissional/UFU, intitulada “Ambiente de Aprendizagem Híbrido no Ensino de Química: uma perspectiva de inovação pedagógica na era da aprendizagem móvel”, defendida por Eliete Braga Silva, sob orientação do professor Dr. Arlindo José de Souza Júnior. Este guia aborda a implementação do Google Classroom (GC), uma ferramenta lançada pelo Google em 2014, que se tornou uma plataforma multifuncional para atividades educacionais, integrando diversos aplicativos Google. O GC facilita a comunicação entre professores e estudantes, promove atividades que estimulam o interesse e a participação online, e suporta a construção de conhecimento dentro e fora da sala de aula. Desenvolvida pela divisão do Google Suite For Education, essa ferramenta permite aos professores acompanhar o progresso dos alunos, atendendo às suas especificidades e melhorando os resultados de aprendizagem. O GC possui características de gerenciamento de conteúdo e abordagem ativa, permitindo aos estudantes interagir, manipular e inserir seus próprios conteúdos, além de facilitar o acompanhamento e avaliação dos trabalhos realizados. Diante do avanço tecnológico e da integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nas escolas, surge a necessidade de guiar os professores na utilização do Google Classroom. É importante destacar que o GC é constantemente atualizado, exigindo atenção às mudanças. Segundo Friedman (2018), a rápida evolução tecnológica requer um planejamento cuidadoso ao ser integrada na sala de aula, evitando uma adoção isolada e despreparada. A tecnologia deve ser incorporada de maneira que se torne parte normal das práticas pedagógicas, sem ser vista como uma solução milagrosa ou algo a ser temido (PAIVA, 2008). O guia não pretende promover o Google Classroom como a melhor opção, mas sugere que professores explorem suas funcionalidades para transformar a educação, caso suas escolas ainda não utilizem o G Suite.