A Interdisciplinaridade em Ciências da Natureza e Matemática
Publicado: 30/04/2021 - 15:41
Última modificação: 10/05/2021 - 07:33
A importância e atualidade do tema interdisciplinaridade justificam não só o desenvolvimento de propostas de atividades e espaços que possibilitem a sua discussão, principalmente voltados para a formação de docentes, tanto inicial como continuada, mas também a investigação destas. Atividades já realizadas nesta perspectiva, tendo como base as interações realizadas entre professores, podem auxiliar expressivamente nos estudos, discussões e investigações sobre interdisciplinaridade (FAZENDA, 1993; AUTH, 2002, SEVERINO, 1995; VEIGA-NETO, 2010) e organização curricular, a exemplo de Temas Geradores (FREIRE, 1987), e Situações de Estudo (MALDANER E ZANON, 2001; AUTH, 2002 e PANSERA DE ARAÚJO, AUTH e MALDANER, 2005). São objetivos deste projeto: Realizar estudos, debates, elaborações sobre interdisciplinaridade e o desenvolvimento de sequências didáticas envolvendo mestrandos e professores da Educação Básica, acompanhadas pela pesquisa. Explorar sistematicamente temas e atividades interdisciplinares, em acordo com a realidade de cada participante, e acompanhar as ações pela pesquisa. Analisar limites e possibilidades de elaboração/implementação de atividades interdisciplinares no espaço escolar; Compartilhar resultados de experiências e conhecimentos sobre interdisciplinaridade com os participantes do processo de ação/investigação.